Dúvidas Frequentes

Quando posso iniciar o estágio?

  • O Projeto Pedagógico do Curso define a partir de qual período o estudante poderá iniciar o estágio supervisionado, seja o obrigatório ou o não obrigatório.

Como devo proceder para iniciar um Estágio Não Obrigatório?

  • O estudante poderá procurar empresas denominadas Agentes de Integração (Ex: CIEE, IEL, ABRE...) ou ficar acompanhando as vagas que são disponibilizadas direto nas empresas, divulgadas nas redes sociais de estágio da UFRPE.

Quantas horas de estágio posso realizar por dia?

  • O estudante pode realizar no mínimo 4 e no máximo 6 horas diárias e 30 horas semanais. Nos Cursos que alternam teoria e prática, o estágio obrigatório, poderá ser realizado com até 8 horas diárias e 40 horas semanais, desde que esteja previsto no Projeto Pedagógico do Curso.

O Seguro para estágio é obrigatório?

  • Sim, o seguro contra acidentes pessoais é obrigatório e deverá ser concedido pela empresa concedente no caso de estágio não obrigatório. Para realização de estágio obrigatório, o estudante da UFRPE deverá solicitar o seguro até o dia 18 de cada mês para iniciar o estágio no mês seguinte.

O estágio é uma relação de emprego?

  • Não. O estágio não caracteriza vínculo de emprego de qualquer natureza, desde que siga os seguintes critérios: matrícula e frequência regular, termo de compromisso assinado por todos os responsáveis, compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e as previstas no termo de compromisso.

Como saber quais empresas/instituições são conveniadas com a UFRPE?

Sou estudante de outra instituição e gostaria de realizar meu Estágio Obrigatório na UFRPE, o que devo fazer?

  • A autorização para realização do Estágio Obrigatório nas dependências da UFRPE deve ser dada pela direção do departamento/laboratório onde o estudante pretende realizar o estágio. Além da autorização da concessão do ambiente, deverá solicitar também a indicação de um professor/técnico para supervisionar o estágio. O supervisor é o profissional responsável pelo acompanhamento diário do estagiário e ao final do estágio deverá emitir declaração descrevendo as atividades realizadas, a avaliação do desempenho e a Carga Horária total.
  • Os documentos necessários para formalização do estágio são: Termo de Compromisso, Plano de Atividades, Apólice do Seguro e Carta de Aceite do Supervisor (UFRPE).
  • Para solicitação, acesse: http://www.ufrpe.br/br/content/departamentos-acad%C3%AAmicos